segunda-feira, 2 de maio de 2011

Para um bom começo: meu amor pela História

Hoje eu vou falar da minha escolha, que muitos criticam e que até eu não tinha encontrado uma razão para fazê-la, mas que não tinha me arrependido nem por um segundo, porém, hoje eu descobri o porquê de tanto amor: a História, a problematização que a História permite fazer, é isso que me fascina.
Lendo Jacob Burckhadt e Lucien Febvre, descobri que História não é e nunca será uma ciência, propriamente dita, com certezas, verdades absolutas e métodos padronizados... isso é perfeito, é tudo que eu busquei: construir o conhecimento fora dos padrões, mas com bases teóricas que me permitem falar a minha verdade, a minha visão dos fatos e, com isso, mudar a concepção de mundo das pessoas que eu terei o prazer de dividir um pouco do meu conhecimento na sala de aula. Ser professor de História é isso: Ensinar as pessoas o quanto fatos históricos são importantes, mas acima de tudo fazer com que elas aprendam a pensar e tenham propriedade pra criticar.

Pra finalizar esse papo chato, pra muitos, mas, muito importante pra mim e pro meu crescimento intelectual, vai uma frase do Henri Pirenne:
"Se eu fosse antiquário só teria olhos para as cosias velhas. Mas sou Historiador. É por isso que amo a vida."

Um comentário:

  1. Adoro História, infelizmente "ainda" não tive a oportunidade de conhecê-la como tem que ser, mas você definiu exatamente como é a idéia de quem ama história, a fascinação vem do mistério a ser descoberto e a visão que ela nos permite ter para poder criticá-la.

    ResponderExcluir